Prepare a mesa, restaure a família!

Em minha família fui criada -sobre a mesa- não era nada luxuosa, somos de origem humilde, mas como menina e sendo criada junto a minha avó era a hora de montar a mesa era o meu momento favorito. Todo domingo almoço em família, todos os tios e primos desciam em casa para comermos juntos. Era o dia da ‘bênção’ de meus avós para seus filhos e netos.  Era o dia de por toalhas de visita nos banheiros, flores colhidas no jardim em algum vasinho arranjado, e preparar as loucas, copos e talheres de fim de semana!

Durante a semana me lembro que questionava porque não usávamos o bulê que eu achava lindo, parecia do filme da bela e a fera, as xícaras bonitas que não podia tocar. Era sempre a louça do dia a dia o trivial. Mas quando eu estava tristinha a vó fazia algo no forno e me deixava montar a mesa com as loucas bonitas.

A mesa de minha mãe  soava um ritual, sempre tinha ‘causos de infância’esse tipo de memória eu jamais esquecerei.

Sou fascinada por etiqueta, bons modos, e os costumes. Jesus era um cara que tinha muito apreço por regras, etiqueta, conduta e hospitaleiro, foi estudando antropologia, e historia que ele me resgatou, foi nessa vibração que Ele me tocou.

Vou confessar: _ estou fazendo tudo errado! Mas sinto que agora vou conseguir restaurar a paz nas nossas refeições. Minha insegurança e medos maternos tem tornado nossa hora familiar em um inferno.

Foi recordando dessas historias de família que compreendi o tal do acessar a sabedoria ancestral. Minha catarse xamânica cruzando com o evangélico e retrogrado no catolicismo; mas todos apontando para o Amor e palavras de Jesus!

Quando nos casamos e nosso  primeiro filho nasceu determinei que ao menos uma refeição ao dia seria feita em família, e veio ao acaso – o almoço- e todos os dias por 10 anos nunca desisti de sentarmos todos à mesa, na verdade eu imponho a presença de todos e desfrutarmos da coisa que mais adoro: comer e cozinhar e estar em família. Talvez por saberem o quando é importante para mim, meus filhos me magoam para compensar os ‘nãos’ que eu lanço. As chantagens acontecem ali, mas como não amar montar a mesa e tê-los todos ali? E nessas pesquisas encontrei Devi Titus com seus livros: A Experiencia da mesa e A experiencia do Lar, foi um encontro mais do que perfeito com a pessoa que hoje eu sou.

Tenho fé que tudo se aprumará!

Prepare a mesa, cozinhe com amor e intenção de restaurar o amor, paz e relacionamentos.

SE você tem um jogo de chá guardado para o ‘tal dia’ esqueça, e monte  mesa, determine um lugar à mesa para aquela pessoa em que se precisa trabalhar o relacionamento, prepare assuntos, tópicos de conversação. Ore e peça a Presença de Deus em sua casa em sua mesa!

As festas de final de ano estão ai, olha que momento oportuno para restaurar as relações!

Deixe um comentário

