Bem vinda ao pós parto

Parabéns, você recebeu uma bênção, há um bebê em seus braços. Todos seus sonhos foram realizados. Espero que sim.

Seu parto, como foi? Foi lindo? Me conte!

E a vida como anda?  E a sua recuperação no pós parto, como foi? Como anda?

Puerpério. Que lindo.

Pode ser blue, ou pode ser todas as cores que você quiser.

E o seu bebê? Aposto que é mais lindo do que você imaginava que seria. Compartilho com você das noites que não dormia devido ao desconforto da barrigona, das idas ao banheiro, da sede da madrugada. E a fome? Nossa! E eram nas sessões coruja que tua imaginação corria solta. Tantos sonhos e dúvidas. Os medos!

E então nasceu teu pacotinho de choro, fraldas sujas, fome, e um corpinho que você não quer se desgrudar por nada no mundo, com um cheirinho inesquecível. E de repente se dá conta, a catarse acontece, tudo aquilo que te falavam e lera acontece. O desespero, a perda da identidade, o cansaço e desnorteamento.

Empoderamento para o pós parto

Foi durante minha participação nos grupos de parto  e pós parto que eu percebi a necessidade de todas as mulheres em algum momento da gestação e principalmente no pós parto de compartilhar tudo sobre o que estavam vivenciando.

A mulher não é pré-preparada durante sua jornada na juventude a se tornar mãe, na verdade há uma grande lacuna nos modelos de criação. Você está com tudo acontecendo sem intervalos para processar os acontecimentos, os hormônios destruindo a sanidade junto com o sono constante,  cabelos caindo, barriga flácida, conseguindo ver novamente a bendita, tem de lidar com a amamentação, peitos ingurgitados, bebê que quer mamar e não se interessa pela sua inexperiência… e só se ouve conselhos negativos sobre a maternidade, conselhos batidos.

Vivemos cada um dentro de sua própria realidade, devemos mergulhar fundo mais uma vez para nos prepararmos para esta fase, e este mergulho é a todo instante, seja pra se refrescar,ou se preparar no ínterim da criança dormindo, é para se olhar com mais ternura e gratidão ao corpo forte e precioso que você tem! .

Empoderamento pós parto é para a vida, amiga! Aos poucos as dores amenizam mas as memórias do forte momento do nascimento jamais se apagam, sejam doce ou azedas pelo desumano atendimento. Porque é muito conselho desnecessário e desagradável, de intromissão e baixíssima ajuda efetiva!

Empoderamento pra dizer NÃO! Pra dizer: ME AJUDA!

Empoderamento sim, busque-o, vem comigo nesta jornada de redescoberta, do puerpério, da fase emocional. Já ouviu o termo sisterhood? é o mesmo que irmandade. Um grupo de mulheres em prol da elevação feminina! do Girlpower. Da maternidade consciente. Sororidade.

O primeiro mês é o mais intenso. Você tem impressão que nunca vai passar o cansaço. Eu sei que passa, mas eu pensei que nunca mais dormiria na vida, e sou mãe de 3. Precisei do apoio de outras mulheres para lembrar que ia passar sim e que valeria a pena me manter firme nos meus princípios de criação.

Um conselho importante é: tenha quem possa cuidar de você! A casa, isso você esqueça! Se tem outros filhos, no meu caso outros dois, um de 10 e outro que acabara de completar dois anos quando nascera a cacula,e nessa situação me ampararei pela primeira vez com as famílias.

DICA! Contrate de antemão uma pessoa para a manutenção do básico. Faça uma RESERVA de comida na despensa para o mês, e de preparados congelados ao menos para os primeiros 10 dias.

Detalhe, teu paladar será outro depois do parto, e a fome é imensa, uma necessidade nutricional que devera ser levada em conta, tanto pela recuperação do parto e pela lactação.  Se for possível fale com uma nutricionista antes do nascimento caso você seja inexperiente no aspecto cardápio! Existem hoje em dia várias empresas alimentícias que preparam refeições balanceadas nutricionalmente, vale a pena pesquisar.

Não ha outra forma, você tem que realmente relevar tudo, e aceitar a ajuda que vem. Seja da vizinha, da prima, da amiga, da sogra… ACEITE A AJUDA QUE VEM! Tudo passa, mas nos primeiros 40 dias você precisa focar neste começo de vida com o seu bebê.

Alimente-se, beba líquidos e descanse sem medo de julgamentos. Leva um tempo até que o sono do bebe se normalize. Lembre-se, vai passar! Se tiver ocorrendo problemas com a lactaçao contrate um profissional da área e resolve o quanto antes. NÃO SOFRA!

Participe de grupos, o whatsup é incrível com os grupos de todos os assuntos. Não fique sozinha nessa, você não precisa. Converse com seu marido, companheiro (a), com quem está contigo nesta hora. Se ame, e ame quem esta com você. Gratidão por esta fase linda de tua vida!

Apenas respire! Um dia de cada vez! Vai passar!

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s